Biografia

Mark emigrou para Nova York aos 19 anos de idade, onde ele se viu no meio de um próspero cenário musical, centrado em torno de East Village e do lendário Café Sin-é, e aquela atmosfera criativa era exatamente o que Mark precisava para dar início a sua carreira como músico.

Trabalhando como garçom para se sustentar, Mark dedicava seu tempo livre para aperfeiçoar suas habilidades de composição, e tocava em open-mics em toda a cidade. Buscando inspirações como The Beatles, Nick Drake, Radiohead e Van Morrison, Mark ganhou o respeito e atenção tanto do público como de outros artistas, e logo sendo comparado a artistas renomados como Jeff Buckley, Joe Strummer e Elvis Costello.

O álbum de Mark “33 1/3 Grand Street”, lançado em 2002, foi gravado com um talentoso grupo de músicos e uma seleção eclética de instrumentos que chamou a atenção de novos fãs nos EUA e no exterior. O seu álbum seguinte, “Ghosts”, trouxe-lhe muitos elogios da crítica em ambos os lados do oceano Atlântico e foi eleito o álbum do ano de 2005 pelo Irish Voice. “Opium”, seu álbum de 2008, continuou a tendência de mostrar os talentos consideráveis de Mark.

Em 2009, a gravação de “Live, Love, Lost It, NYC”, o levou de volta às suas raízes de Nova York, e traz canções dos três álbuns de estúdio gravadas ao vivo em toda Nova York.

Mark compôs a trilha sonora de vários filmes – em 2005 do filme Loggerheads, 2006 do filme Steel City (Atrás das Grades), e de Sons of Perdition de 2010. Recentemente, ele terminou seu trabalho na trilha sonora de um filme inédito da Irlanda. Suas canções têm sido destaque também em vários programas de televisão, incluindo One Tree Hill e Bones.

Mark recentemente completou o seu quinto álbum intitulado “Songs about love, songs about leaving”. Foi gravado em Nova York e apresenta convidados como Glen Hansard e Jenna Nichols, e será lançado na Irlanda em 18 de maio, com uma turnê irlandesa a seguir. Lançado em os EUA no início deste ano, o álbum está disponível na versão digital no Bandcamp ou iTunes, e em formato de CD na sonaBLAST! Records.